Submeta aqui a sua proposta
Este é o espaço de encontro anual entre a academia e os profissionais que atuam em RH, nas suas várias vertentes, onde investigação e profissionais da indústria dialogam para compreender e procuram responder aos desafios que moldam o trabalho e as organizações na atualidade. A XIII Conferência internacional de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (iIIRH) assume o papel de um fórum privilegiado para partilhar conhecimento, experiências e práticas que colocam as pessoas no centro da transformação organizacional.
Num cenário marcado pela aceleração tecnológica, pela integração da inteligência artificial nos processos de gestão e pela necessidade de garantir a sustentabilidade e a responsabilidade social, os Recursos Humanos desempenham um papel estratégico. Mais do que gerir pessoas, é necessário criar culturas inclusivas, éticas e resilientes, capazes de equilibrar inovação, bem-estar e desempenho num contexto caracterizado pela volatilidade, incerteza e complexidade.
A call está aberta a quem contribui para repensar o futuro do trabalho das pessoas no trabalho e da sua gestão.
Procuramos contributos diversos que tragam novas perspetivas, experiências e visões sobre o que significa trabalhar e gerir com sentido no atual complexo mundo do trabalho. Enquanto potenciais participantes, incluem-se:
1. Pessoas investigadoras e docentes nas áreas das ciências sociais, gestão, psicologia, educação e áreas afins
2. Profissionais de RH e de Formação
3. Designers de experiência do utilizador (UX) que ligam tecnologia, aprendizagem, o trabalho e as pessoas
4. Pessoas consultoras e formadoras
5. Pessoas em cargos de liderança organizacional com interesse em inovação na gestão de pessoas
6. Estudantes que pretendam apresentar projetos ou investigação
7. Todas as pessoas curiosas, criativas e comprometidas com o futuro do trabalho - em todas as suas dimensões
A conferência valoriza formatos inovadores, colaborativos e baseados em experiências práticas. Aceitamos propostas em diferentes modalidades:
1. Comunicações científicas - individuais ou em equipa
2. Demonstrações práticas - de ferramentas, metodologias ou soluções de gestão e desenvolvimento de RH
3. Estudos de caso – sobre organizações ou projetos em curso
4. Painéis de discussão - organização de uma mesa redonda com convite de profissionais para debater uma temática relevante
5. Workshops interativos - com formato participativo e espaço para experimentação
6. Ambientes de inovação - como labs ou salas de demonstração para tecnologias e protótipos
7. Pitch your book - apresentação do seu livro e conversa com o público
8. Formas não tradicionais - que explorem a criatividade com instalações, performances, dinâmicas de grupo, ou outras expressões livres
Português/Espanhol e Inglês
Todos os participantes poderão submeter trabalhos para apresentação nas diversas áreas temáticas da conferência e em vários formatos:
- Comunicação científica
- Estudo de caso;
- Demonstração prática;
- Painel de discussão;
- Workshop interativo;
- Ambiente de inovação;
- Pitch your book;
- Outra.
As propostas deverão ter entre 500 e 700 palavras e incluir 3 a 5 palavras-chave.
Podem estar escritos em português/espanhol ou inglês, de acordo com o template definido:
- Template para proposta de Comunicação científica
- Template para os restantes tipos de propostas
A submissão do resumo deve ser feita aqui.
Revisão das propostas pela Comissão Científica e Profissional
Os resumos serão alvo de um processo de revisão por parte da Comissão Científica, de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
1) Enquadramento e objetivos
2) Método*
3) Resultados e Conclusões*
4) Descrição da proposta**
5) Estrutura e Coerência do Texto
Legenda:
* Apenas avaliado nas propostas de Comunicação científica
** Avaliado nos vários tipos de propostas, exceto Comunicação científica
Empresas, organizações, profissionais que pretendam fazer uma proposta de publicação de capítulo para o novo livro da coleção Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, editado pela Vida Económica, devem manifestar interesse, até ao dia 15 de Dezembro 2015, através do envio de um email para o endereço: conferencia-iirh@iscap.ipp.pt
Regras de submissão para os capítulos selecionados:
Dimensão máxima: 5 a 8 páginas;
Tipo de letra: Times New Roman, tamanho 12;
Espaçamento duplo;
A partilha de imagens relevantes também é possível. Prazo de entrega do artigo completo: 15 de janeiro
Enviar para: conferencia-iirh@iscap.ipp.pt
Resumo do capítulo: submeter até 1 de fevereiro de 2026, conforme indicado acima nas “Orientações para submissões de trabalhos”, categoria “Estudo de caso”, neste local aqui.
Tópicos gerais
Qualquer questão relativa à submissão de propostas e programa deve ser enviada para o email conferencia-iirh@iscap.ipp.pt
Todas as propostas aceites serão publicadas nas Atas da Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (indexadas no Google Scholar), com ISSN.
Os participantes com propostas aceites para apresentar na XIII Conferência iIIRH terão diversas possibilidades de publicação em versão alargada (ver menu Oportunidades de Publicação).
Originalidade e Direitos de Autor
ORIGINALIDADE E DIREITOS DE AUTOR DOS TRABALHOS SUBMETIDOS À XIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM RECURSOS HUMANOS
Assumimos que o artigo/resumo submetido é original e que nunca foi publicado nem apresentado anteriormente em outro evento científico.
A inscrição na XIII Conferência IIRH implica a aceitação da transmissão dos direitos de autor dos trabalhos enviados à Comissão Organizadora da Conferência, a qual passa a deter o direito exclusivo de publicar, nas formas que entender, o conteúdo do artigo/resumo aceite após o processo de revisão. Os artigos/resumos não aceites serão devolvidos aos autores sem serem divulgados.
Após a publicação dos artigos pela Comissão Organizadora, é autorizado o arquivo do artigo no repositório institucional, no formato publicado, bem como a sua divulgação, desde que no registo conste uma ligação para a página do editor.
1. Submissão do resumo: até 1 de fevereiro 2026
2. Notificação da decisão de aceitação e orientação sobre as oportunidades de publicação: até 20 de fevereiro 2026
4. Submissão de artigo completo (de acordo com as regras da respetiva revista): até 25 de março 2026 para o email da conferência: iirh@iscap.ipp.pt.
5. XIII Conferência internacional de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos: 26 e 27 de março de 2026
Publicação de todos os resumos nas atas da conferência – Atas da Conferência Internacional em Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (indexada no Google Scholar), com ISSN 2183-2455. É atribuído um DOI (Digital Object Identifier) a cada resumo aceite na conferência.
Revistas Científicas
- Fast Track para a Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas (ISCAP - P.Porto)
- Fast track para o International Journal of Technology and Human Interaction (indexado à SCOPUS e Web of Science)
- outras em preparação...
ORIGINALIDADE E DIREITOS DE AUTOR DOS TRABALHOS SUBMETIDOS À XIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM RECURSOS HUMANOS
Assumimos que o artigo/resumo submetido é original e que nunca foi publicado nem apresentado anteriormente em outro evento científico.
A inscrição na XIII Conferência IIRH implica a aceitação da transmissão dos direitos de autor dos trabalhos enviados à Comissão Organizadora da Conferência, a qual passa a deter o direito exclusivo de publicar, nas formas que entender, o conteúdo do artigo/resumo aceite após o processo de revisão. Os artigos/resumos não aceites serão devolvidos aos autores sem serem divulgados.
No caso das revistas, as questões relativas a originalidade e os direitos de autor devem ser consultadas diretamente nos respetivos sites.
Livro da coleção Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos - Editora Vida Económica
No quadro da XIII edição da Conferência Internacional em Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (CiIIRH), está aberto um call para mais uma publicação dedicada à partilha de práticas organizacionais nos domínios relevantes da área da Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos.Os capítulos partilhados darão origem a um novo livro da coleção Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, editado pela Vida Económica, que será lançado durante a conferência.
Esta é entendida como uma oportunidade única para empresas, outras organizações e profissionais contribuírem para o avanço do conhecimento neste domínio e para, simultaneamente, reforçarem as relações com a academia, numa aproximação clara entre entidades profissionais e instituições académicas, entre intervenção e investigação em RH.
O website institucional da conferência IIRH acolherá o logotipo das entidades participantes na publicação.
Para envio de propostas de capítulos para publicação, por favor, consultar o campo Regras de submissão
Edições anteriores:
(2015) Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos – Tendências e Boas Práticas
(2017) Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos – Práticas Emergentes
(2019) Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos - Práticas num contexto em transformação
(2021) A Gestão de Recursos Humanos a Múltiplas Vozes: Experiências Ibéricas e Lusófonas
1. TRABALHO, CARREIRA E COMPETÊNCIAS
Novos perfis profissionais |Novas configurações do trabalho | Metodologias ágeis e novos métodos de trabalho | Modelos de trabalho híbrido, remoto e plataformas — gig economy e trabalho flexível | Empregabilidade e emprego| Formação, coaching e mentoria | Aprendizagem contínua | Gestão de carreira | Qualificação e requalificação (reskilling/upskilling) | Profissão, perfil e carreira em RH
2. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DIGITALIZAÇÃO E TECNOLOGIA
RH digital e transformação digital | Competências digitais dos profissionais de RH | Gestão do conhecimento e tecnologias colaborativas | Sistemas de Informação em RH e People Analytics | Sistemas de Informação para RH | Redes sociais em RH | IA generativa, automação, algoritmos e viés algorítmico | Realidade virtual e aumentada na formação e seleção | Blockchain na certificação e segurança de dados | Implicações jurídico-laborais da tecnologia
3. ÉTICA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Igualdade de oportunidades e igualdade de género | Inclusão, diversidade e multiculturalidade | Ética profissional e tomada de decisão ética | Justiça organizacional e transparência |Voluntariado corporativo e responsabilidade social interna | Estudos comparativos internacionais e diferenças culturais | Gestão intercultural e processos de internacionalização | Características geracionais e dinâmicas demográficas | Privacidade, proteção de dados e direitos laborais | Relações laborais e enquadramento jurídico do trabalho | Trabalho digno e condições laborais sustentáveis
4. ATRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DO TALENTO
Sourcing, recrutamento e seleção | Onboarding e integração | Gestão do desempenho | Mobilidade interna | Identificação de potenciais de elevado desempenho e planos de sucessão | Retenção e estratégias de recompensa total | Mobilidade e carreiras internas | Planeamento estratégico da força de trabalho | Corporate alumni | Offboarding estratégico | People analytics aplicados ao talento
5. SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Sustentabilidade, ESG e responsabilidade social organizacional | GRH verde | Inovação e gestão de projetos | Cooperação e trabalho em rede | Gestão do conhecimento | Gestão da mudança e adaptação organizacional | People Analytics, Business Intelligence e tomada de decisão baseada em evidência | Formação corporativa e capacitação institucional | Consultoria, auditoria e certificação
6. GESTÃO DE PESSOAS, BEM-ESTAR E EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR
Liderança | Employer branding e proposta de valor ao colaborador | Motivação, satisfação e engagement | Clima e cultura organizacional | Equipas | Conflito, negociação e mediação | Relações de trabalho | Employee experience e journey mapping | Higiene e segurança no trabalho | Saúde e bem-estar | Desafios da comunicação
"Semana de 4 Dias: o que sabemos e passos para o futuro"
A Semana de 4 Dias está a ganhar espaço no debate público e na prática organizacional.
Nesta conferência serão apresentados os resultados do piloto realizado em empresas do setor privado em Portugal, analisando os impactos para empresas e trabalhadores, bem como a sustentabilidade da medida ao longo do tempo.
Em paralelo, serão partilhadas aprendizagens do projeto em curso na Administração Pública Regional dos Açores, sublinhando as especificidades do setor público.
A sessão termina com uma reflexão sobre os próximos passos para organizações e sociedade civil na construção de modelos de redução horária adequados a diferentes contextos.
Professora Associada na Henley Business School, Universidade de Reading (Reino Unido), onde dirige a área de Flexible Working no World of Work Institute. Co-coordenou o Projeto Piloto acerca da Semana de Trabalho 4 Dias no setor privado e atualmente coordena o Projeto no setor público nos Açores.